podologa carla souza

Embora muitas pessoas confundam, calos e calosidades não são a mesma coisa. Os calos são pequenas áreas endurecidas e dolorosas que geralmente surgem em locais de pressão, como nos dedos dos pés. Já as calosidades são áreas maiores e menos dolorosas, que aparecem na planta dos pés ou nas laterais devido ao atrito constante.

As principais causas são o uso de calçados apertados ou inadequados, deformidades nos pés (como joanetes), sobrepeso e atividades que geram pressão excessiva nos pés. O tratamento caseiro com lixas e cremes pode aliviar momentaneamente, mas não resolve a causa do problema. Em alguns casos, pode até piorar a situação, causando rachaduras e infecções.

O podólogo é o profissional indicado para tratar calos e calosidades de forma segura e eficaz. Ele realiza a remoção cuidadosa da pele endurecida utilizando instrumentos esterilizados, evitando cortes ou feridas. Além disso, avalia a pisada e recomenda palmilhas ortopédicas personalizadas para redistribuir a pressão nos pés.

Prevenir calos e calosidades é possível com o uso de calçados confortáveis, meias macias e evitando caminhar descalço em superfícies ásperas. Se você sofre com dores causadas por calos ou calosidades, não espere que eles desapareçam sozinhos. Procure um podólogo para um tratamento profissional e retome o conforto ao caminhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?